Moradores resistem à desocupação no Jardim Botânico do Rio

04/04/2013 - 15h56

Vladimir Platonow
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro - Moradores de uma área pertencente ao Jardim Botânico do Rio de Janeiro resistem pelo segundo dia seguido à ordem judicial de despejo de quatro famílias. Oficiais de Justiça estão desde o início da manhã de hoje (4) tentando cumprir a determinação, com apoio de policiais militares do Batalhão de Choque. Policiais federais também acompanham a ação.

O acesso às casas foi bloqueado com uma barricada de galhos, madeiras e arame farpado. No total, 620 casas foram construídas na área ao longo dos últimos oitenta anos. A União pede a reintegração de posse de parte desses imóveis para devolver ao Jardim Botânico, que deseja utilizar a área para fins de expansão.

Os moradores avaliam proposta de transferência para três imóveis, que primeiro precisariam passar por reformas. Enquanto isso, as famílias ficariam alojadas em abrigo da Fundação Leão 13, usado para atendimento a moradores de rua. Uma comissão foi conhecer os locais propostos, mas a maior parte não abre mão de permanecer no local.

Edição: Davi Oliveira

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil