Levantamento do CNJ mostra abandono de pacientes internados em hospital psiquiátrico de Sorocaba

04/04/2013 - 23h31

Daniel Mello
Repórter da Agência Brasil

São Paulo – Um terço dos internados no Hospital Psiquiátrico Vera Cruz, em Sorocaba, interior paulista, não tem carteira de identidade. Segundo levantamento divulgado hoje (4) pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), 131 dos 405 pacientes estão sem o documento de identificação. Os dados mostram ainda que 77% não têm CPF e 46,9%, certidão de nascimento.

A falta de documentação é, para o conselheiro do CNJ, Silvio Rocha, um indicativo da situação de abandono dos pacientes. “A situação mais comum desse abandono está na falta de uma rede de assistência social e de saúde que acompanhe essas internações. No levantamento, percebemos que muitos ali não têm sequer documentos civis, como documento de identidade, CPF ou certidão de nascimento”, destacou.

O Hospital Vera Cruz foi escolhido para o primeiro censo psiquiátrico do CNJ por causa das denúncias de maus-tratos. Em 2011, o Ministério Público Federal abriu uma investigação para apurar os casos de abuso e a unidade chegou a sofrer uma intervenção do Ministério da Saúde.

O abandono e a falta de vínculos sociais aparecem ainda em outros dados. A metade (49,8%) dos pacientes do hospital não recebe visitas. Em 31,3% dos casos não há informações sobre os parentes e da cidade onde residiam. Também não se sabe o motivo da internação de 51,6% dos casos e, em 29,38% dos prontuários constam como internação involuntária.

Sobre o tempo de internação, o levantamento indicou que 10,8% dos pacientes estão no hospital há mais de 25 anos, 55,5% há mais de dez anos e 88,4% há mais de um ano.

 

Edição: Aécio Amado

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. É necessário apenas dar crédito à Agência Brasil