Diretora diz que falta de segurança facilitou furto no Museu da República

04/04/2013 - 18h00

Vinícius Lisboa
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro - O Museu da República, de onde foi furtada terça-feira (2) a pena de ouro que o ex-presidente da República Afonso Pena (1906-1909) recebeu de presente do Exército, não dispõe de câmeras de segurança por falta de uma rede elétrica mais moderna, informou hoje (4) a diretora Magaly Cabral.

Segundo a dirigente, a oportunidade do furto também foi criada devido ao número de seguranças reduzido, contando com uma equipe de 12 pessoas, problema do qual diz se queixar desde 2010. A Polícia Federal está investigando o crime.

A diretora conta que o furto aconteceu entre as 15h45 e as 16h de terça-feira, quando um visitante ficou sozinho na sala em que estava a pena. Segundo ela, o guarda que o vigiava se retirou para acompanhar a chegada de outro grupo a uma das mais de 20 salas do museu, e nesse momento houve o crime.

De acordo com Magaly - que também dirige o Museu Palácio Rio Negro, em Petrópolis, onde enfrenta o mesmo problema - para instalar o sistema elétrico necessário para que o museu recebesse as câmeras, seria preciso um investimento de R$ 630 mil, superior aos recursos para obras e atividades culturais nas duas casas culturais juntas - R$ 600 mil. "Nem uso a verba para atividades culturais, só para obras", diz Magaly.

Outros guardas também teriam visto o visitante sair nervoso do museu e devem contribuir para a Polícia Federal fazer um retrato do suspeito. A diretora do museu disse que filmagens feitas por câmeras no entorno do museu também devem ser usadas nas investigações.

O diretor de Processos Museais do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), Cícero de Almeida, disse que o Ibram tem investido na melhoria da segurança dos museus, como o treinamento que foi realizado semanas atrás com servidores para a gestão de risco dos acervos. Outra medida que será adotada é o repasse de recursos do PAC Cidades Históricas, que deve beneficiar, entre outros, o Museu da República.

Ao analisar o panorama dos museus, o diretor reconhece que há condições frágeis de segurança em alguns museus, mas aponta um agravante para o problema: "A segurança nem sempre é privilegiada na gestão. Os museus não têm o mesmo entusiasmo para tratar da questão de segurança que têm para tratar das questões culturais".

Edição: Davi Oliveira

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil