Secretários de Saúde da região metropolitana do Rio se reúnem para traçar metas de combate à dengue

03/04/2013 - 23h14

Da Agência Brasil


Rio de Janeiro - Prefeitos e secretários de Saúde da região metropolitana do Rio de Janeiro, que concentra os municípios mais atingidos pela dengue no estado, se reuniram hoje (3) para discutir melhorias nas ações de controle da doença, devido ao aumento dos casos de dengue desde o início do ano e a presença do vírus tipo 4.

Para o secretário estadual de Saúde, Sérgio Côrtes, a reunião teve dois objetivos: alertar sobre a grande possibilidade de epidemia nos municípios da Baixada Fluminense e do Grande Rio, especialmente São Gonçalo, e mobilizar os municípios para que elaborem planos de contingência em casos de internação.

"Devemos planejar onde serão internados os pacientes que porventura tenham dengue. Estamos pedindo que eles [prefeitos e secretários de Saúde dos municípios] façam uma revisão em seus planos de contingência, construídos ao longo do ano passado". De acordo com Côrtes, até o final do mês será lançado o Programa Rio contra Dengue 2014.

O secretário municipal de Saúde de Belford Roxo, Oscarino Barreto, ressaltou a importância da união de todos em torno do problema. “Para isso vamos organizar o 1º Forum da Dengue dos Municípios da Baixada Fluminense, no dia 23 de maio. A ideia é trocar experiências que deram certo no combate à doença”.

Oscar Berro, secretário de Saúde de São João de Meriti, elogiou o funcionamento dos centros de Hidratação, que considera um modelo a ser seguido, mas ressaltou que o município ainda não tem um hospital. "Nós precisamos construí-lo. Temos meio milhão de habitantes, é uma necessidade".

De acordo com a Secretaria de Saúde fluminense, até o final de março foram montados 62 centros de Hidratação em 43 municípios. Do início do ano até o dia 23 de março, houve notificação de 69.343 casos suspeitos da doença. Até o momento, 43% dos municípios estão em situação de epidemia, como as cidades de Magé, Niterói, Rio Bonito, Maricá, Itaborai, Tanguá e Silva Jardim.

 

Edição: Aécio Amado

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. É necessário apenas dar crédito à Agência Brasil