Patriota discute no Senado temas como prisão de torcedores na Bolívia

03/04/2013 - 10h35

Renata Giraldi
Repórter da Agência Brasil

Brasília – Pela primeira vez no ano, o ministro das Relações Exteriores, Antonio Patriota, participa amanhã (4) de audiência pública na Comissão de Relações Exteriores do Senado. O presidente da comissão, senador Ricardo Ferraço (PMDB-ES), disse à Agência Brasil que a pauta é ampla e inclui temas discutidos nos últimos meses. Segundo o parlamentar, Patriota também abordará as perspectivas da política externa brasileira para 2013.

“Espero um debate franco e sincero envolvendo as estruturas da política externa brasileira”, disse Ferraço. “Para nós, não há temas espinhosos, todos os assuntos colocados devem ser discutidos”, acrescentou. “Estive em Oruro, na Bolívia, e conversei com os brasileiros presos lá. Fiquei muito mal impressionado, pois os brasileiros estavam misturados com vários criminosos.”

A seguir, os principais temas que devem ser abordados na audiência com Patriota:

- Situação dos 12 torcedores do Corinthians presos na Bolívia
Os brasileiros estão presos em Oruro, porque são investigados pela morte do torcedor Kevin Espada, de 14 anos, atingido por um sinalizador durante jogo da Copa Libertadores da América, em fevereiro. Os senadores querem saber que providências o governo brasileiro tomou e pretende adotar em relação aos torcedores. Os parlamentares se dizem preocupados com o fato de os torcedores estarem em um presídio lotado, convivendo com presos detidos por vários crimes.

- Senador boliviano abrigado na embaixada
Para os senadores, é fundamental saber como está a situação do senador boliviano da oposição Roger Pinto Molina, que está há quase 11 meses abrigado na Embaixada do Brasil em La Paz, sem previsão de conseguir deixar o local. Ele obteve autorização do governo brasileiro para deixar a Bolívia. Mas o presidente boliviano, Evo Morales, não concedeu o salvo-conduto para o parlamentar sair do país.

- Relação com a Venezuela
Com a morte do presidente Hugo Chávez no mês passado, o país passará por eleições presidenciais no próximo dia 14. Os senadores querem saber do chanceler como deverá ser a relação do Brasil com a Venezuela com a eleição de um novo governo. As eleições estão polarizadas entre o atual presidente Nicolás Maduro e o opositor Henrique Capriles.

- Suspensão do Paraguai
Os paraguaios irão às urnas no próximo dia 21. Há 11 candidatos na disputa. O Paraguai está suspenso do Mercosul e da União de Nações Sul-Americanas (Unasul) desde junho de 2012, quando houve o processo de impeachment do então presidente Fernando Lugo. Para os líderes da região, o processo rompeu com a ordem democrática e, por essa razão, o Paraguai foi suspenso dos blocos. Os senadores querem saber quais são as perspectivas sobre o fim da suspensão.

- Estaleiro Jurong Aracruz
Os senadores querem saber detalhes sobre as ações do embaixador do Brasil em Cingapura, Luís Fernando Serra, envolvendo o Estaleiro Jurong Aracruz. Há informações que houve uso político para promover contatos com empresários, com o objetivo de transferir o projeto do estaleiro do Espírito Santo para o Porto do Açu, em São João da Barra, município do Rio de Janeiro, atendendo a interesses do empresário Eike Batista.

- Perspectivas para 2013
Até o fim do ano, a presidenta Dilma Rousseff pretende viajar para vários países da África, Europa e Ásia, além dos Estados Unidos. Estão previstas reuniões dos blocos Ibas (Índia, Brasil e África do Sul), além da União Africana e de reuniões na Organização das Nações Unidas (ONU), em Nova York. Dilma já se reuniu com a presidenta Cristina Kirchner duas vezes apenas este ano. Os senadores querem detalhes sobre as perspectivas da política externa para 2013.

Edição: Graça Adjuto

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. É necessário apenas dar crédito à Agência Brasil