Dilma: ações governamentais no Nordeste pretendem superar desigualdade regional

02/04/2013 - 20h53

Stênio Ribeiro
Repórter da Agência Brasil

Brasília – A presidenta Dilma Rousseff disse hoje (2), em Fortaleza, que as ações para reduzir os efeitos das dificuldades climáticas no Nordeste expressam o compromisso de seu governo com o crescimento social e com a meta de superar a “perversa desigualdade regional” que o país ainda vive.

Para Dilma as atenções dadas em suas recentes viagens à região para minorar os efeitos da seca “é apenas parte dos direitos do povo nordestino. (...) Para mim a convivência com as dificuldades climáticas não pode ser vista como problema, e sim como desafio. Já que não podemos impedir as estiagens, vamos transformar esse convívio em uma vitória”, disse após cerimônia em que o governo federal distribuiu motoniveladoras e retroescavadeiras a prefeitos do Ceará.

A exemplo do que fizera pela manhã, em reunião do Conselho Deliberativo da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), Dilma Rousseff disse que a construção da Barragem de Lontras é de fundamental importância para a segurança hídrica do Ceará.

A presidenta destacou a ampliação do programa de disponibilidade de milho da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) para a região a preços subsidiados. Serão mais 340 mil toneladas, em partes iguais, neste mês e em maio. Ela falou também de mais carros-pipa para os municípios em estado de emergência, ampliação de linhas de crédito para renegociação de dívidas dos agricultores e descontos de até 80% para os agricultores familiares que conseguirem pagar seus financiamentos em dia.

Dilma destacou a adoção de ações, em parceria com os estados da região, para ampliar o número de cisternas construídas para armazenamento de águas das chuvas. Foram feitas 284 mil cisternas na região conhecida como Polígono das Secas, que abrange, também, áreas de Minas Gerais e do Espírito Santo. A meta é construir mais 240 mil até o fim deste ano.

Edição: Fábio Massalli

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. É necessário apenas dar crédito à Agência Brasil