Nelson Mandela registra melhoras e recebe visita de parentes

01/04/2013 - 15h38

Da Agência Lusa 


Brasília – O ex-presidente sul-africano Nelson Mandela, de 94 anos, hospitalizado desde quarta-feira (27), na sequência de uma pneumonia, recebeu hoje (1º) a visita de diversos parentes, informou a Presidência da República. Embora não tenha havido mudança significativa no estado de saúde de Mandela desde a noite de ontem (31), ele "passou  parte da segunda-feira de Páscoa com membros da sua família”, diz comunicado da Presidência. Não foram informados o número, nem a identidade dos visitantes.

O último boletim clínico, divulgado na noite de ontem, trazia referências animadoras sobre a evolução do estado de saúde do ex-presidente, considerado herói nacional sul-africano e símbolo do combate ao apartheid, antigo regime de discriminação racial do país. Mandela foi o ganhador do Prêmio Nobel da Paz em 1993.

“A Presidência foi informada pelos médicos de que o ex-presidente Nelson Mandela passou o dia de repouso e continua a receber cuidados médicos (…) Foi registada uma nova melhoria do seu estado”, informou o comunicado oficial emitido na noite de domingo.

No sábado, a presidência tinha informado que Mandela, internado devido a uma infeção pulmonar grave, foi submetido à drenagem de um derrame pleural provocado por uma recidiva de uma pneumonia anterior, e que respirava com normalidade.