Projeto leva espetáculos de teatro a parques e praças de São Paulo

30/03/2013 - 18h57

Camila Maciel
Repórter da Agência Brasil

São Paulo - "Essa peça não tem nada de floreios. Ela é o que verão e pronto. Vamos direto ao ponto". Foi assim, cantarolando esses versos, que os integrantes do grupo teatral Boccaccione convidaram, na tarde de hoje (30), os frequentadores do Parque da Juventude para o espetáculo Ubu Rei. Até o dia 7 de abril, os parques da capital e de mais cinco cidades da Grande São Paulo recebem apresentações de 25 companhias de teatro de rua. As atividades fazem parte da sétima edição do projeto Teatro nos Parques, da Cooperativa Paulista de Teatro.

"Mais do que um espaço para a prática de lazer e esportes, os parques ganham ainda mais vida com essas apresentações culturais", disse Edson Caeiro, coordenador e idealizador do projeto. Apenas uma estrutura de metal, formada por andaimes, foi suficiente para compor o cenário da peça Ubu Rei e conquistar o público que passeava pelo parque. "Nem sabia que ia ter essa apresentação. Costumo vir passear aqui com o meu netinho.Vamos aproveitar para assistir", disse a aposentada Luiza Pedroso, de 68 anos.

A atriz Nathália Fernandes, de 24 anos, que deu vida ao rei Ubu na peça, destacou que o teatro de rua cumpre um papel social muito importante de formação de plateia. "O teatro de rua invade um espaço que não está pronto para receber um espetáculo. Dificilmente a gente vai ter um público que veio aqui para assistir à peça. Diante disso, ele tem um cunho social extremamente importante de modificar o cenário local com o evento artístico", explicou. Foi a primeira vez que Henrique, de 2 anos, neto de Luiza, assistiu a uma peça de teatro.

Para proporcionar ao filho João Vitor, de 6 anos, a experiência do teatro, Elvira Gonçalves disse que sempre se informa sobre a programação gratuita dos espetáculos teatrais. "Se não for assim, a gente não tem como ver nada, porque é muito caro. É uma oportunidade também de ele aprender brincando. E depois ou antes da apresentação, a gente fica curtindo o próprio parque. Ele curte bastante e eu também", disse. João conferiu a história de Pai Ubu que, para se tornar rei, foi capaz de cometer terríveis crueldades.

Amanhã (31), dois parques e uma praça da zona leste da capital vão receber o projeto. A peça Les Classiques, da companhia Absurda Confraria, será apresentada no Parque Professora Lydia Natalizio Diogo, às 11h. No Parque do Carmo, às 15h, o grupo Coisas de Teatro exibe o espetáculo Farradança. Também às 15h, os frequentadores da praça Felisberto Fernandes da Silva vão poder assistir à peça Mãos à Obra.

A programação completa pode ser conferida no site www.teatronosparques.com.br
 

Edição: Aécio Amado

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. É necessário apenas dar crédito à Agência Brasil