Grupos minoritários tentam atrapalhar negociações de paz, dizem Farc

26/03/2013 - 22h27

Leandra Felipe
Correspondente da Agência Brasil/EBC

Bogotá - As Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) disseram hoje (26) que o processo de paz não deve estar "atado a vaivéns eleitorais"  e denunciaram que grupos minoritários poderosos buscam atrapalhar a negociação entre o governo e a guerrilha, iniciada há quatro meses em Cuba.

"Um propósito nacional de tamanho significado e transcendência para toda a nação não pode estar sujeito à política eleitoral, vaidades pessoais e pressões de grupos minoritários, por mais poderosos que sejam e nem a limitações de prazos",  disse um comunicado do Secretariado das Farc.
 
O posicionamento das Farc coincide com um momento de polêmica e de divisão entre ex-presidentes colombianos e o atual governo sobre o processo de paz. Com a proximidade das eleições presidenciais de 2014, previstas para maio, o processo de paz é usado por opositores e apoiadores do governo de Juan Manuel Santos.
 
No comunicado, a guerrilha reafirma estar confiante no rumo tomado pela mesa negociadora e pede o respaldo da sociedade colombiana à negociação de paz que poderá terminar com o conflito armado no país. "Manter a negociação [em curso em Havana] a salvo é uma tarefa de todos os colombianos que almejam a paz", diz o texto.

Edição: Fábio Massalli

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil