Bolsas caem após acordo de resgate do Chipre

25/03/2013 - 18h13

Da BBC Brasil

Brasília - Os mercados financeiros europeus e americano estão tendo uma segunda-feira (25) de baixas, apesar do acordo político para um resgate econômico no Chipre.

As quedas ocorrem após declarações de autoridades europeias sugerindo que o formato do pacote cipriota - que envolve impostos sobre depósitos bancários - pode servir de modelo para resgates futuros de outros países endividados.

As bolsas do Reino Unido, da Alemanha e França fecharam em queda, e às 16h (horário de Brasília) o IBovespa estava em -0,68%, seguindo baixas também nas bolsas americanas.

O temor do mercado é de que países europeus com bancos endividados acabem adotando medida semelhante à do Chipre, que concordou em obrigar correntistas com depósitos superiores a 100 mil euros (R$ 260 mil) - muitos dos quais são investidores russos - a arcar com uma taxa.

O Chipre receberá um pacote de resgate de 10 bilhões de euros da Troika - FMI, Banco Central Europeu e Comissão Europeia - para salvar seus bancos, à beira da falência.