Sobe para dez o número de mortes provocadas pela chuva em Petrópolis

18/03/2013 - 11h59

Isabela Vieira
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro – Subiu para dez o número do mortos em Petrópolis, na região serrana fluminense, vítimas de deslizamentos de encostas em decorrência da forte chuva registrada entre a noite de ontem (17) e a madrugada de hoje (18), segundo a Secretaria Estadual de Defesa Civil. Entre as vítimas estão dois técnicos da Defesa Civil do município.

Segundo o secretário estadual da Defesa Civil, coronel Sérgio Simões, os rios Quitandinha e Piabanha, que chegaram a transbordar, já voltaram ao nível normal. No entanto, com o solo encharcado e previsão de chuva para todo o dia, ele alerta para o risco permanente de desabamentos. Simões recomenda que as pessoas deixem as áreas de risco e se abriguem em local seguro.

"Nosso foco fica voltado para o risco de escorregamento, porque o solo já está saturado [de água da chuva]”, disse o coronel Simões. “Esse risco está potencializado pelo acumulado de chuva, então as pessoas que sabem que vivem em área de risco é importante que saiam temporariamente de suas casas para abrigos da prefeitura ou para casas de parentes fora dessas áreas”, reforçou.

O prefeito de Petrópolis, Rubens Bomtempo, decretou ponto facultativo nas escolas municipais, que funcionarão como abrigo para receber pessoas nessas situações.

Cerca de 100 bombeiros da cidade do Rio foram enviados a Petrópolis para ajudar nas buscas e salvamentos. Ainda chove na cidade e as equipes da Defesa Civil estão com dificuldade para chegar aos locais atingidos. O bairro de Quintandinha foi um dos mais afetados.

Veja aqui a galeria de fotos.
 

Edição: Juliana Andrade

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil