Pesquisa eleitoral mostra Maduro com 49,2% na disputa presidencial na Venezuela

18/03/2013 - 23h09

Leandra Felipe
Correspondente da Agência Brasil/EBC

Bogotá - A primeira pesquisa das intenções de voto para as eleições presidenciais na Venezuela mostra vantagem do candidato governista, o presidente interino Nicolás Maduro, sobre o oposicionista, o governador do estado de Miranda, Enrique Capriles.  As eleições estão marcadas para dia 14 de abril. Na Venezuela não há segundo turno e o voto é facultativo.

A pesquisa foi feita pela empresa Datanálisis e publicada hoje (18) pela companhia mundial de serviços financeiros Barclays. Feita entre os dias 11 e 13 de março por telefone, é a primeira pesquisa divulgada após a morte do presidente Hugo Chávez no dia 5.

Segundo a Datanálisis, Maduro tem 49,2% das intenções de voto e Capriles, 34,8%, uma diferença de 14,4% a favor do governista. No total, sete candidatos disputam as eleições presidenciais do país e, com exceção de Maduro e Capriles, nenhum teve um percentual expressivo na pesquisa.

"O candidato do governo abriu vantagem sobre o candidato opositor. No entanto, Maduro só ganhou 2 pontos percentuais com relação à pesquisa anterior [feita antes do anúncio oficial das candidaturas], mostrando um efeito de simpatia limitado, apesar do esforço do governo em aproveitar o período de luto presidencial", disse a empresa Datanálisis em nota.

Durante o funeral de Hugo Chávez, o nome de Maduro foi amplamente divulgado como o candidato apoiado pelo presidente, que antes de morrer o designou como seu sucessor político. Nas eleições presidenciais de outubro do ano passado, Chávez derrotou Capriles, com 11 pontos de vantagem.

O Conselho Nacional Eleitoral (CNE) determinou que a campanha eleitoral terá dez dias de duração em abril, mas ambos os candidatos começaram a buscar apoio nas regiões do país e a trocar acusações.

Edição: Fábio Massalli

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil