Rio tem 35 cidades com epidemia de dengue, diz Secretaria de Saúde

15/03/2013 - 21h25

Da Agência Brasil

Rio de Janeiro - O estado do Rio tem 35 municípios com registros de epidemia de dengue e 41.109 casos suspeitos da doença, segundo dados da Secretária Estadual de Saúde. As informações estão no relatório da décima semana epidemiológica e referem-se ao período de 1º de janeiro a 9 de março. Devido à situação epidêmica,  46 centros de hidratação foram implantados em 30 municípios do estado. A capital do estado está fora do plano de contingência .

De acordo com o superintendente de Vigilância Epidemiológica da secretaria, Alexandre Chieppe, o aumento no número de casos suspeitos de dengue na Baixada Fluminense e no noroeste do estado era esperado por causa das chuvas e da falta da imunidade contra a dengue tipo 4.

"No ano passado [2012] houve aumento no número de casos no Rio, porque as pessoas não eram imunes à dengue tipo 4. Agora, acredito que entre maio e junho a situação da baixada fluminense e noroeste fluminense, que estão no grau de risco epidêmico, possa ser controlada, assim como aconteceu no ano passado na capital fluminense. O nossos 46 centros de hidratação são usados para o atendimento em que as pessoas necessitem de urgência. Por meio do nosso efetivo esperamos que o índice de casos por dengue diminua", disse Chieppe.

Segundo Chieppe, com o plano de contingência, se houver necessidade, vão ser deslocados os técnicos, os enfermeiros e os médicos para os centros de hidratação e para as unidades de pronto atendimento (UPAs). "Peço que mantenha o cuidado com as suas casas e o acúmulo de água", disse o superintendente de vigilância epidemiológico.

Em Itaboraí, na região metropolitana do Rio, 1.287 casos foram notificados, o que é considerado um alerta de epidemia para a população de 218 mil habitantes. Também estão na lista de risco Itaguaí e Tanguá. O aumento foi 40% em todo estado.

Na Baixada Fluminense, de janeiro até março 2.965 casos foram notificados. O noroeste fluminense também está com epidemia, com exceção do município de Varre Sai. No mesmo período de 2012, o dado epidemiológico registrou 33.261 casos de dengue em todo o estado, com um óbito.

Edição: Fábio Massalli

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil