Corpo de Hugo Chávez deixa Academia Militar e segue para Museu Histórico Militar

15/03/2013 - 17h01

Leandra Felipe*
Correspondente da Agência Brasil/EBC

Bogotá – Terminou há pouco a missa e cerimônia militar em homenagem ao presidente Hugo Chávez. Neste momento, o corpo de Chávez está sendo transportado da Academia Militar ao Museu Histórico Militar, dentro do Quartel da Montanha. Lá, segundo o governo, Chávez 'repousará'. Ainda não se sabe se posteriormente o corpo de Chávez poderá ser levado ao Panteon – lugar onde estão os restos mortais do herói nacional Simon Bolívar, e nem se ele poderá ser embalsamado de maneira definitiva. De acordo com informações da TV estatal Telesur, foi construído um mausoléu para receber o corpo do ex-presidente. O cortejo está sendo transmitido ao vivo pela estatal.

Várias avenidas de Caracas foram fechadas para o translado e milhares de pessoas estão posicionadas para acompanhar a passagem do carro onde o corpo do ex-presidente está sendo transportado.

O chanceler venezuelano, Elias Jauá e o presidente da Bolívia, Evo Morales, participam da caravana oficial que translada o corpo de Chávez. O Quartel da Montanha é um dos lugares mais importantes na trajetória política do ex-presidente. Foi de lá que Chávez comandou a tentativa de golpe em 4 de fevereiro de 1992, que o projetou politicamente para o país. Além disso, o quartel fica dentro do bairro 23 de Janeiro, um dos maiores redutos do chavismo no país. A morte de Chávez foi anunciada na terça-feira (4). O funeral teve início na quarta-feira (6).

*Com informações da Telesur

Edição: Denise Griesinger

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil