Renata Giraldi
Enviada Especial da Agência Brasil/EBC
Vaticano – A cédula de papel utilizada pelos cardeais tem o formato retangular, cujo tamanho é de 12 por 14 centímetros. Na parte superior há uma inscrição em latim e, abaixo dela, um espaço em branco. É no espaço em branco que os cardeais devem escrever o nome do seu candidato com a letra modificada.
O porta-voz do Vaticano, padre Federico Lombardi, mostrou hoje uma reprodução da cédula usada pelos cardeais. A inscrição em latim diz que: “Dou meu voto e creio que aquele que deve ser eleito é”. Segundo Lombardi, há um ritual a ser seguido a cada votação.
De acordo com o porta-voz, o cardeal caminha a passos lentos com a cédula em mãos, depois deposita-a na urna de bronze e retorna ao lugar vagarosamente. Segundo Lombardi, na Capela Sistina, onde ocorre o conclave, o ambiente é de “respeito, vozes baixas e reflexão”.
Após lido e revisado cada voto, a cédula é costurada e colocada em um recipiente de 25 por 15 centímetros, que é levado à estufa. Na estufa são adicionados produtos químicos que dão a cor escura ou branca na fumaça que é vista na chaminé da Capela Sistina, na Praça São Pedro.
Edição: Lílian Beraldo
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. É necessário apenas dar crédito à Agência Brasil
Cardeais que participam do conclave estão bem de saúde e de bom humor, diz porta-voz do Vaticano
Conclave demora porque não segue tempo da mídia, mas de Deus, diz porta-voz
Papa emérito não participará de cerimônias de seu sucessor
Bento XVI acompanha atentamente eleição de seu sucessor, diz porta-voz do Vaticano