Cardeais que participam do conclave estão bem de saúde e de bom humor, diz porta-voz do Vaticano

13/03/2013 - 12h45

Renata Giraldi
Enviada Especial da Agência Brasil/EBC

Vaticano – No segundo dia de votações do conclave para a escolha do sucessor de Bento XVI, os cardeais demonstram que estão bem de saúde e humor, segundo o porta-voz do Vaticano, padre Federico Lombardi. Ele disse hoje (13) que apenas dois cardeais apresentaram dificuldades de locomoção: um usou cadeiras de rodas ontem (12) e outro contou com a ajuda de um assistente. No período do conclave, os 115 cardeais permanecem isolados, sem comunicação externa e sob o juramento de sigilo.

“Tudo corre normalmente”, ressaltou o porta-voz. “Os cardeais estão bem, estão com boa saúde e, sobretudo, muito bom humor e fizeram uma boa refeição à noite”, disse ele. “Alguns preferiram andar da Casa Santa Marta [onde estão hospedados] para a Capela Sistina [onde ocorre o conclave.”

Ao ser perguntado se os cardeais tomam vinho durante o almoço e o jantar, Lombardi respondeu de forma bem-humorada: “O vinho faz parte da cultura dos italianos”. O porta-voz disse que aqueles que são fumantes costumam seguir a “boa educação” e fumar apenas nos lugares permitidos.

Dos 115 eleitores, apenas cinco têm menos de 60 anos. Treze cardeais têm de 60 a 65 anos, 34 estão na faixa dos 66 a 70 anos, enquanto 22 estão no grupo de 71 a 75 anos. A maioria dos eleitores (34) tem de 76 a 80 anos. Ontem o cardeal italiano Antonio Maria Vegliò, de 75 anos, passou mal e foi socorrido durante a missa que antecedeu o conclave.


Edição: Juliana Andrade

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil