Crivella: consumo de pescado no país melhorou, mas produção precisa aumentar

12/03/2013 - 15h43

Paula Laboissière
Repórter da Agência Brasil

Brasília – Ao realizar um balanço de seu primeiro ano à frente da pasta, o ministro da Pesca e Aquicultura, Marcelo Crivella, disse hoje (12) que o consumo de pescado aumentou, mas fez alerta para a necessidade de o setor pesqueiro ampliar a produção. “Se aumentar o consumo sem produção, sobe o preço. Subindo o preço, dá inflação, e isso é ruim para nós todos”, disse.

Para ele, a presidenta Dilma Rousseff “acertou” ao lançar o Plano Safra da Pesca e Aquicultura, que destina R$ 4,1 bilhões em crédito e investimentos para o setor. O plano garante assistência técnica, renovação da frota pesqueira e apoio às comunidades pesqueiras. A estimativa é que a produção nacional do pescado atinja 2 milhões de toneladas até 2014.

“No Brasil, temos uma tradição: todo mundo no campo tem uma horta e uma galinha. Agora, precisamos criar a tradição de as pessoas terem um tanque para criar peixe. Assim, o Brasil vai estar à altura dos recursos naturais que possui e ser um dos maiores produtores do mundo. Essa foi a principal preocupação do ministério nesse ano que passou.”

Entre as conquistas registradas em 2012, o ministro Marcelo Crivella destacou a nova Carteira do Pescador Profissional, que deixou de ter prazo de validade e simplifica o acesso a benefícios sociais.

“A carteirinha precisava ser renovada todo ano e, para um pescador que vive em áreas remotas do Amazonas ou do Pará, isso era um sacrifício terrível. Agora, eles vão receber uma carteirinha, impressa em polioretano, com fotografia e dados biométricos. Ali, eles vão ter um documento com a duração de um CPF ou de uma carteira de identidade. Não precisa mais renovar, e isso vai facilitar muito a vida deles”, concluiu.

 

Edição: Beto Coura

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil.