Cardeal italiano Vegliò tem mal-estar durante missa que antecede o conclave

12/03/2013 - 13h37

Renata Giraldi
Enviada Especial da Agência Brasil/EBC


Vaticano – O presidente do Conselho Pontífice da Pastoral de Assistência de Imigrantes, o cardeal italiano Antonio Maria Vegliò, 75 anos, teve um mal-estar hoje (12) durante a missa que antecedeu o início do conclave. Vegliò estava na Basílica São Pedro.

Não há informações sobre o estado de saúde do cardeal italiano nem se ele vai participar da primeira votação para a eleição do sucessor do papa emérito Bento XVI. A votação começa às 17h (13h de Brasília), na Capela Sistina, na qual os cardeais com direito a voto ficarão isolados.

Os sinais para telefonia celular e wifi foram suspensos nas áreas ao redor da Capela Sistina. O objetivo é garantir que os cardeais que têm direito a voto, portanto, menos de 80 anos, não tenham comunicação externa nem recebam informações que interfiram em suas decisões.

Dos 115 cardeais que devem participar da eleição do sucessor do papa emérito Bento XVI, 60 são da Europa, 19 da América Latina, 14 da América do Norte (Canadá e Estados Unidos), 11 da África, dez da Ásia e um da Oceania.

Apenas um cardeal, com 80 anos, estará presente no conclave. É o cardeal alemão Walter Kasper, que completou 80 anos no último dia 5. Como o aniversário dele foi depois da chamada Sede Vacante (período sem papa), que começou em 28 de fevereiro, ele tem direito a voto.

 

 

Edição: Lílian Beraldo

 

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil