Juiz cassa mandatos da prefeita e do vice de Ribeirão Preto

11/03/2013 - 21h56

Aline Leal
Repórter da Agência Brasil

Brasília - A prefeita de Ribeirão Preto (SP), Dárcy Vera, do PSD, e seu vice, Marinho Sampaio, do PMDB, tiveram os mandatos cassados por terem usado servidores da prefeitura na campanha eleitoral de 2012. A decisão foi tomada pelo juiz da 108ª Zona Eleitoral de Ribeirão Preto, Héber Mendes Batista.  Além da cassação, os dois foram condenados a pagamento de multa de R$ 50 mil cada e a inelegibilidade por oito anos.

Em dezembro de 2012, o Ministério Público entrou com ação em que acusou Darcy e Sampaio de usarem servidores da prefeitura, "especialmente de alto escalão", na campanha eleitoral. Na defesa, a prefeita e o vice alegam que os agentes públicos atuaram na campanha eleitoral fora do horário do expediente ou quando estavam em licença ou férias.

Na decisão, o juiz ressalta que, em fotos anexadas ao processo, "há inúmeros funcionários públicos, a maioria deles comissionados, trabalhando intensamente na campanha dos representados; e seria muita ingenuidade pensar que o fizeram somente fora do horário de expediente, ou, então, durante período de férias ou licença". A decisão do juiz está disponível na edição de hoje (11) do Diário da Justiça Eletrônico do Tribunal Eleitoral de São Paulo  

Dárcy foi reeleita em segundo turno nas eleições municipais do ano passado, com 51,97% dos votos. A prefeita e o vice ainda podem recorrer da decisão judicial.

Edição: Carolina Pimentel

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. É necessário apenas dar crédito à Agência Brasil