Projeto social marca instalação do Espaço Democrático de União no Complexo do Alemão

09/03/2013 - 16h11

Alana Gandra
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro - A implantação do processo Microeconomia Cocriativa Conectiva Global (Mecca Rede) - que utiliza o capital social para transformar realidades e desenhar soluções colaborativas para as demandas existentes nas comunidades - marca a comemoração hoje (9) de um ano de instalação do Espaço Democrático de União, Convivência, Aprendizagem e Prevenção (Educap) no Complexo do Alemão.

O projeto tem o objetivo de fazer com que o Mecca Rede leve cada uma dessas tecnologias sociais para o Educap, de modo que elas possam ser compartilhadas por todos os moradores e contribuam para melhorar sua vida, em ambiente aberto e interativo.

Uma das soluções colaborativas que está sendo divulgada é o Programa Lixo Zero, de orientação para as pessoas e os domicílios, visando à produção de lixo zero para o ambiente, informou o assessor do Educap no Complexo do Alemão, Luís Arcoverde.  

A estação de coleta  inaugurada hoje dá início ao projeto. As pessoas encaminharão os resíduos produzidos em casa para essa estação e ali receberão cartões com pontos. “Esses pontos geram produtos que elas poderão trocar. Então, elas transformam o resíduo em benefício próprio, para dentro de sua casa. Elas poderão trocar os pontos por sabão em pó, leite, óleo, por diversos produtos, inclusive artesanais. Isso é um empreendimento, no sentido de uma colaboração, ou seja, a pessoa vai reduzir a poluição do meio ambiente e vai receber uma recompensa por isso, individualmente”, explicou Arcoverde.

Novos encontros serão programados para que as ideias apresentadas comecem a se  transformar em soluções concretas no dia a dia da comunidade. Uma delas é a banda larga comunitária. Luís Arcoverde explicou ainda que, com um pequeno investimento, uma rede de pessoas pode criar uma banda larga e se desfazer dos serviços prestados pelas operadoras de telefonia. “A comunidade, se apropriando, pode construir essa alternativa  para ter um acesso melhor à internet e de forma gratuita”. Isso é possível por meio de uma onda livre de internet, disse.

Outro destaque está relacionado à alimentação. A meta é trabalhar com 100% de aproveitamento dos alimentos produzidos em casa. O projeto envolve o aproveitamento total de frutas, verduras e legumes, incluindo cascas e sementes que, costumeiramente, são jogadas fora. Estão sendo apresentadas à comunidade diversas alternativas de aproveitamento de cascas e sementes para fazer vários tipos de comida, como doces, por exemplo, aproveitando  melhor o alimento.

Cerca de 200 pessoas a 300 pessoas deverão participar, até o fim da tarde, de todas as ações do Mecca Rede neste sábado. O Educap é uma organização fundada em  2008 por moradores do Complexo do Alemão, voltada à promoção da saúde e dos direitos humanos.

Edição: Graça Adjuto

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. É necessário apenas dar crédito à Agência Brasil.