Crianças de comunidades carentes do Rio conhecem atletas que participam do Oscar do esporte

09/03/2013 - 14h14

Alana Gandra
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro - Crianças e jovens de comunidades carentes começam a conhecer hoje (9) alguns dos maiores atletas do esporte mundial que se encontram na cidade para a cerimônia de premiação do Laureus, considerado o Oscar do esporte.

Acompanhado pelo secretário estadual de Esporte e Lazer do Rio, André Lazaroni, a estrela do rúgbi, Sean Fitzpatrick, visitou de manhã o projeto social do Centro Esportivo e Educacional Luta pela Paz, na Maré.

Lazaroni disse que o momento é importante para as crianças que vivem em comunidades carentes, onde  utilizam equipamentos públicos e têm a perspectiva de um dia serem destaque no esporte. “Esses atletas são a referência para elas. As crianças têm a oportunidade de conhecê-los e se espelham neles". O secretário reiterou que o contato com grandes nomes do atletismo mundial  é importante para as crianças e os adolescentes que vivem nas comunidades carentes não só do município do Rio, mas de todo  o estado.

Agora à tarde, o pentacampeão olímpico de remo, Steve Redgrave, vai visitar a sede náutica do Botafogo e remar com jovens na Lagoa Rodrigo de Freitas, na zona sul.

Na segunda-feira (11), o secretário acompanhará o campeão olímpico de natação, Michael Phelps, indicado ao Laureus de melhor atleta masculino de 2012, em visita ao Complexo Esportivo da Rocinha. Lá,  Phelps fará atividades com alunos do projeto Rio 2016, do governo do estado.

Segundo informou a assessoria de imprensa da secretaria, devido a uma forte nevasca nos Estados Unidos, o voo de Michael Phelps acabou atrasando, o que o impediu de participar das atividades neste sábado.

Alguns atletas brasileiros já foram premiados com a estatueta do Laureus. Entre eles, destacam-se Ronaldo Fenômeno, Pelé, Raí, o atleta paralímpico da natação Daniel Dias, a Seleção Masculina de Futebol, que  recebeu o título de Melhor Time do Mundo pela conquista do pentacampeonato mundial em 2002. Concorrem este ano pelo Brasil, entre outros nomes do esporte nacional, o jogador de futebol Neymar, como revelação do ano, e o atleta paralímpico Alan Fonteles, com melhor atleta com deficiência.

O Laureus Awards é uma premiação anual, considerada evento único no mundo esportivo. A votação do Prêmio Laureus é feita em duas etapas. Na primeira, jornalistas de 80 países elegem cinco atletas de cada categoria; na segunda fase, os membros da academia que, em geral, são ex-atletas,  votam no vencedor entre os indicados.

A premiação já ocorreu  em Mônaco, em 2000 e 2003; em Portugal, em 2004 e 2005; na Espanha, em 2006 e 2007; na Rússia, em 2008; nos Emirados Árabes, em 2010 e 2011; e na Inglaterra, em 2012. As duas próximas edições do prêmio serão realizadas no Brasil, no Rio de Janeiro, em 2013 e 2014. A cerimônia de entrega dos prêmios de 2013 está programada para o próximo dia 11, à noite,  no Theatro Municipal.

O prêmio é promovido pela  Fundação Laureus para o Desporto pelo Bem (Laureus Sport for Good Foundation), criada em 2000, cujo objetivo é incentivar as crianças e os jovens a recorrer ao desporto como forma de promoção social. A fundação tem o ex-presidente da África do Sul, Nelson Mandela, como patrono.

Edição: Graça Adjuto

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil