Obras viárias no centro do Rio vão mudar tráfego de veículos na Avenida Rio Branco

07/03/2013 - 19h10

Akemi Nitahara
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro – Uma das mais importantes vias da capital fluminense, a Avenida Rio Branco, vai ser modificada. Parte da avenida será fechada ao tráfego de veículos e receberá um sistema de veículo leve sobre trilho (VLT). Ele vai ligar o Aeroporto Santos Dumont à região portuária. A mudança integra o projeto viário e de mobilidade urbana do centro do Rio visando às Olimpíadas de 2016.

Hoje (7), o prefeito Eduardo Paes fez um balanço das obras do projeto Porto Maravilha e das próximas interdições que serão feitas na região central da cidade. O projeto completo prevê a revitalização de uma área de 5 milhões de metros quadrados, com prioridade para o transporte público de alta capacidade, otimização do tráfego de veículos e valorização dos pedestres.

De acordo com Paes, somente na região do porto, são atualmente 33 frentes de trabalho em andamento. “Todas essas intervenções que vão pipocar no centro da cidade, inevitavelmente nos próximos anos, são intervenções que requalificam, que trazem, sim, um transtorno. Mas o Rio vive um momento especial, para que a gente possa fazer essas intervenções todas, para que a gente possa trazer para a cidade, principalmente para o centro, uma realidade completamente diferente da que a gente vivia”, disse.

Neste sábado (9), um trecho da Avenida Rodrigues Alves será fechado ao tráfego para as obras de construção do acesso ao túnel da Via Expressa, entre as ruas Rivadávia Correia e Antônio Lage. O trânsito no local será reorganizado com duas faixas em cada sentido. No dia 23, serão interditadas a rampa de acesso da Avenida Presidente Vargas ao Elevado da Perimetral, no sentido Aterro do Flamengo, e a Rua Visconde de Itaboraí entre a Avenida Presidente Vargas e a Rua Visconde de Inhaúma.

As interdições não têm prazo para terminar e as operações de tráfego na região serão intensificadas, com 90 agentes e 12 painéis de mensagens. De acordo com o prefeito, as obras, interdições e licitações serão detalhadas à medida em que os projetos avançarem.

 

Edição: Aécio Amado

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. É necessário apenas dar crédito à Agência Brasil