Into faz mutirão de cirurgias para os casos de câncer ósseos

06/03/2013 - 20h36

Da Agência Brasil

Rio de Janeiro - O Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia Jamil Haddad (Into) fará de amanhã (7) até sábado (9), um mutirão de cirurgias de câncer ósseo de quadril e coluna.  A iniciativa dos mutirões faz parte de um conjunto de medidas determinadas pelo Ministério da Saúde para ampliar a capacidade de atendimento do Into e reduzir o tempo de espera por cirurgias ortopédicas no Rio de Janeiro. Este é o terceiro mutirão feito pelo instituto.

O Into (vinculado ao Ministério da Saúde) é referência em sete tipos diferentes de tumor ósseo, sendo o mais agressivo o osteossarcoma, que requer o transplante de fêmur. Segundo o chefe do Centro Ortopédico Oncológico, Walter Meohas, durante o mutirão, 28 pacientes vão se submeter às cirurgias.

"O Into defende o procedimento cirúrgico de tumores porque a doença cresce e o paciente não pode esperar na fila, merecendo atendimento prioritário. No total, temos 45 pacientes, entre os quais portadores de tumores malignos e benignos, para serem operados. Apesar de se apresentar em adultos e jovens, a maioria [dos pacientes] é crianças. Em casos de tumor maligno existe a necessidade de urgência para salvar a vida, pois a recuperação pode chegar a 100% no caso de tumores benignos”, disse o chefe do centro ortopédico.

O Centro Ortopédica Oncológico do Into faz cerca de 200 cirurgias por ano, com diversos procedimentos de alta complexidade, como as técnicas de ressecção de tumores, biópsias e a utilização de enxertos e transplantes ósseos.

Edição: Fábio Massalli

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil.