Mais cinco cardeais com direito a voto chegam ao Vaticano para o conclave

05/03/2013 - 12h40

Renata Giraldi*
Repórter da Agência Brasil


Brasília –  Mais cinco cardeais, que têm direito a voto no conclave (quando será eleito o papa), chegaram hoje (5) a Roma. Os religiosos participam do segundo dia de reuniões do Colégio de Cardeais. O porta-voz do Vaticano, padre Federico Lombardi, disse hoje que há 108 eleitores presentes nas reuniões. No total, 115 cardeais, que têm menos de 80 anos, estão aptos a votar na escolha do sucessor de Bento XVI.

A data de início do conclave será definida depois da chegada de todos os cardeais com direito a voto, segundo o porta-voz. A partir de hoje à tarde, a Capela Sistina estará fechada ao público. O comunicado é do Museu do Vaticano. No mesmo período, também estarão fechados o Apartamento dos Borja e a Coleção de Arte Religiosa Moderna.

As reuniões preliminares ocorrem na Sala do Sínodo, no Vaticano. Hoje, os encontros foram realizados, apenas pela manhã, e tiveram um momento de meditação que foi celebrada pelo pregador da Casa Pontifícia, frei Raniero Cantalamessa.

Os debates ocorrem em italiano, inglês, espanhol e francês. Há intérpretes para a tradução. Porém, nas conversas paralelas, os grupos se reúnem, sem tradutores e conversam em diferentes idiomas. Na relação dos mais de 140 cardeais presentes, há cinco brasileiros.

O porta-voz disse que o Vaticano produziu um documento com a biografia e as fotos de todos os cardeais para que eles se conheçam. Cada cardeal recebeu uma pasta com o documento.

 


*Com informações da rádio do Vaticano    //   Edição: Lílian Beraldo