Eleições encerradas com tranquilidade em nove cidades brasileiras

03/03/2013 - 19h48

Mariana Tokarnia
Repórter da Agência Brasil

Brasília – Apesar de algumas prisões, substituições de urnas e interrupção de energia elétrica, as eleições para prefeitos e vice-prefeitos foram encerradas com tranquilidade nas nove cidades brasileiras onde ocorreu pleito eleitoral neste domingo (3).

Somados, 410 mil eleitores participaram das eleições nas seguintes cidades: Eugênio de Castro (RS), Novo Hamburgo (RS), Camamu (BA), Balneário Rincão (SC), Campo Erê (SC), Criciúma (SC), Tangará (SC), Sidrolândia (MS) e Bonito (MS).

Na Bahia, houve a interrupção no fornecimento de energia elétrica no povoado de Travessão, no distrito de Camamu. No entanto, segundo o Tribunal Regional Eleitoral do estado, "os eleitores puderam votar normalmente na eleição suplementar deste domingo".

As urnas contaram com baterias internas que garantem cerca de 12 horas de funcionamento autônomo. Foram fornecidas também baterias externas para prevenir qualquer risco de interrupção. A falta de energia durou aproximadamente duas horas. Em Camamu, foi feita uma substituição de urna e foram realizadas duas prisões, uma por boca de urna e uma por transporte irregular de eleitores.  

Segundo o Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina, ao todo foram substituídas duas urnas devido a problemas técnicos, ambas na cidade de Criciúma (SC). Além disso, foram efetuadas duas prisões por transporte ilegal de eleitores, em Campo Erê.

As eleições em Mato Grosso do Sul, devido ao fuso horário, seguiram até as 18h no horário de Brasília. Até minutos antes do encerramento, o Tribunal Regional do Mato Grosso do Sul havia contabilizado apenas uma urna com problemas, mas sem necessidade de substituição.

Já no Rio Grande do Sul, na cidade de Novo Hamburgo, cerca de 35% dos mesários, o que corresponde a mais de 550 pessoas, não compareceram às zonas eleitorais. A Justiça Eleitoral teve que convocar voluntários inscritos como suplentes para ocupar algumas dessas vagas. Com a complicação, as zonas eleitorais, que deveriam funcionar com quatro mesários, contaram com três ou mesmo dois. Foram substituídas três urnas eletrônicas.

Em relação aos mesários que não compareceram, o Tribunal Regional do Rio Grande do Sul esclarece que eles terão um prazo de 30 dias para apresentar uma justificativa ao juizo eleitoral. Caso isso não ocorra, será aplicada uma multa no valor de 50% a um salário mínimo.  

Nas demais localidades, as eleições ocorreram dentro da normalidade. Além das eleições deste domingo, já estão agendados novos pleitos em 14 municípios. No dia 7 de abril serão realizadas novas eleições em Pedra Branca do Amaparí (AP), São João do Paraíso, Biquinhas, Diamantina e Cachoeira Dourada (MG), Joaquim Távora (PR), Serra do Mel e Caiçara do Rio do Vento (RN), Muquém do São Francisco (BA), Coronel Macedo, Eldorado e Fernão (SP) e Tucunduva e Sobradinho (RS).

As cidades são atualmente comandadas pelos presidentes das respectivas Câmaras de Vereadores. As eleições de outubro foram anuladas porque os candidatos com mais de 50% dos votos válidos tiveram os registros de candidaturas rejeitados pela Justiça Eleitoral, em julgamento posterior ao pleito.

Edição: José Romildo