Resultado do PIB confirma gradual recuperação da economia, diz Tombini

01/03/2013 - 14h01

Kelly Oliveira
Repórter da Agência Brasil

Brasília – O desempenho da economia em 2012 confirma a gradual recuperação da atividade econômica no segundo semestre do ano passado, segundo avaliação do presidente do Banco Central (BC), Alexandre Tombini.

Ele destacou que a economia cresceu 2%, em termos anualizados, no segundo semestre do ano passado, ante 0,8% no primeiro semestre.

Hoje (1º) o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) informou que o Produto Interno Bruto (PIB), que é a soma de todos os bens e serviços produzidos no país, cresceu 0,9% em 2012 em relação ao ano anterior, totalizando R$ 4,4 trilhões.

Tombini disse, em nota, que é importante destacar a retomada dos investimentos no quarto trimestre. Para ele, os investimentos ainda devem ser impulsionados pelos estímulos introduzidos pelo governo na economia e pela perspectiva de que o ritmo de crescimento em 2013 será superior ao observado em 2012.

O presidente do BC acrescentou que a demanda doméstica continuou sendo o principal suporte da economia. Segundo Tombini, essa observação é baseada no desempenho do setor de serviços e no consumo das famílias, estimulados pela expansão moderada do crédito e pela geração de empregos e de renda.

“Os sólidos fundamentos e um mercado interno robusto constituem um diferencial da economia brasileira, de modo que, mesmo diante de um ainda complexo ambiente internacional, o atual ciclo de crescimento tende a continuar nos próximos anos”, disse Tombini.

Edição: Juliana Andrade

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. É necessário apenas dar crédito à Agência Brasil