Presidente da Colômbia pede fim de diálogo com cafeicultores até encerramento de protestos

01/03/2013 - 21h07

Leandra Felipe
Correspondente Agência Brasil - EBC

Bogotá- O presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos, determinou na tarde de hoje (1º), que o diálogo com o setor cafeeiro seja interrompido até que as rodovias do país sejam desbloqueadas pelos produtores de café. Mobilizados desde a última segunda-feira (25), os cafeicultores bloqueiam as principais vias colombianas, reivindicando ajuda do governo para superar a crise que afeta o setor.

Os produtores colombianos acumulam dívidas devido à queda da produção, ao preço da logística de transporte e à valorização do peso colombiano ante o dólar.  O presidente Juan Manuel Santos tomou a decisão depois de uma reunião com ministros do governo.

Segundo a imprensa local colombiana,  Santos suspendeu o diálogo por começarem a faltar medicamentos, combustível e outros produtos em algumas regiões do país devido ao bloqueio das rodovias.

O governo anunciou um pacote na semana passada para ajudar aos cafeicultores. A proposta foi aceita pela Federação Nacional dos Cafeicultores do país (FNC), mas há grupos de produtores dissidentes que consideram as medidas insuficientes para resolver a crise.

Os cafeicultores que estão protestando garantem que o preço pago pela arroba de café produzido, U$ 32,10, não é suficiente para cobrir os gastos. Segundo eles o valor mínimo deveria ser U$ 36,06.

* Com informações da TV estatal Telesur

Edição: Fábio Massalli

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil