Marcelo Brandão
Repórter da Agência Brasil
Brasília – O 36º Conselho das Cidades aprovou hoje (1º) o texto-base da 5ª Conferência Nacional das Cidades, que ocorre em novembro em Brasília. O tema da conferência é Quem Muda a Cidade Somos Nós: Reforma Urbana Já! e ela debaterá temas como desenvolvimento urbano, ocupação de risco, saneamento ambiental e conflitos fundiários.
“É o que a gente ressalta como mais importante na atuação do Conselho das Cidades no ano de 2013. O trabalho do conselho para este ano é pelo sucesso da Conferência das Cidades”, disse Carlos Vieira, secretário executivo do conselho. A conferência ocorrerá de 20 a 24 de novembro.
Vieira também destacou o debate sobre as parcerias público-privadas (PPPs). “Deliberamos sobre uma participação maior do conselho nas discussões das PPPs e a importância delas dentro da política de desenvolvimento urbano. Decidimos no sentido de aprofundar as discussões, para compreender mais adequadamente a importância das PPPs no desenvolvimento urbano, sobretudo nas áreas de saneamento e mobilidade”, explicou.
O Conselho das Cidades é formado por representantes do governo e da sociedade civil, que debatem melhorias na área de desenvolvimento urbano. O conselho se reúne a cada 90 dias e é formado por quatro comitês (mobilidade urbana, planejamento e gestão do solo urbano, saneamento ambiental e habitação), sendo presidido pelo ministro das Cidades, Aguinaldo Ribeiro.
Edição: Fábio Massalli
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil