Chávez “segue lutando pela vida”, diz vice-presidente da Venezuela

01/03/2013 - 6h47

Leandra Felipe
Correspondente da Agência Brasil/EBC

Bogotá - Doze dias depois do regresso do presidente venezuelano, Hugo Chávez, ao país, o vice-presidente Nicolás Maduro disse que ele “segue batalhando por sua vida e que espera a força de Deus”. A declaração foi dada nessa quinta-feira à noite (28), ao prestar contas da gestão do governo em 2012 à Assembleia Nacional.

Maduro não deu mais detalhes sobre o estado de saúde de Chávez e lembrou que "ele se entregou de corpo e alma” pelos mais pobres. O comentário foi feito mais cedo, durante entrega de moradias em Caracas. Dirigindo-se ao público que acompanhava a cerimônia, Maduro disse que Chávez adoeceu por sua dedicação ao povo venezuelano.

“Sabem por que o comandante Chávez descuidou de sua saúde e teve que lutar por ela, quase dois anos, no comando da pátria? Porque se entregou de corpo e alma e se esqueceu de suas obrigações consigo”, acrescentou o vice-presidente durante o evento.

Chávez permanece internado no Hospital de Caracas, depois de ficar dois meses hospitalizado em Cuba e de ter sido submetido à quarta cirurgia contra o câncer.

Respondendo à oposição, que pede “provas de vida” de Chávez, Maduro endureceu o tom, dizendo que “os traidores jamais vão acreditar em nada que se diga ao povo sobre a saúde de Chávez”.

Desde dezembro, o presidente venezuelano não aparece em público. Ele foi operado pela quarta vez em Cuba contra um câncer na região pélvica. Chávez apresenta insuficiência respiratória, por isso necessita de uma cânula na traqueia para respirar, e tem dificuldade temporária para falar, segundo as informações oficiais.

A última referência do governo sobre a saúde de Chávez, antes da declaração de Maduro, ocorreu na sexta-feira da semana passada, quando ele anunciou que o presidente havia participado de uma reunião de mais de cinco horas no hospital. Segundo o governo, Chávez participou com vivacidade e deu instruções por escrito.

Quando regressou ao país, Chávez enviou mensagens pelo Twitter informando que estava de volta.

Com informações do Canal Estatal Venezuela de Televisión (VTV) e BBC Mundo.

Edição: Graça Adjuto