MP investiga acordo de compra do jogo Banco Imobiliário pela prefeitura do Rio

28/02/2013 - 13h55

Isabela Vieira
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro – A versão de um jogo para crianças, comprado pela prefeitura do Rio de Janeiro para ser distribuída a escolas municipais, será investigada pelo Ministério Público Federal (MPF) no estado. O órgão instaurou um inquérito para apurar irregularidades na compra de 20 mil unidades da versão Cidade Olímpica do jogo Banco Imobiliário.

De acordo com nota do MPF, a versão do jogo “faz alusão às obras feitas pela atual gestão [municipal] e foi adquirido para ser distribuído nas escolas públicas municipais”. A prefeitura e o fabricante do brinquedo, a Estrela, serão notificados e terão dez dias para se defender.

O inquérito vai apurar como o acordo entre a Estrela e a prefeitura foi celebrado e se as verbas são oriundas da Educação. Ao fabricante caberá explicar como a prefeitura participou da definição do conteúdo do brinquedo. A prefeitura desembolsou R$ 1 milhão para aquisição do jogo.

A versão Cidade Olímpica do Banco Imobiliário tem o logotipo e projetos da gestão do prefeito Eduardo Paes, como a via expressa, museus e iniciativas para as Olimpíadas.

A Secretaria de Educação disse que não foi notificada do processo e explicou, em nota, que o Banco Imobiliário "é um jogo clássico" e que a nova versão é uma edição especial que "vai divulgar o Rio".

"Os professores podem utilizar o jogo de forma pedagógica, uma vez que disciplinas como geografia, história e matemática, e temas transversais, como a preservação cultural da cidade, podem ser trabalhados com os alunos", afirmou a Secretaria de Educação na nota.

 

 

Edição: Lílian Beraldo

 

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil