Comissões técnicas da Câmara elegerão seus presidentes e vices na quarta-feira

28/02/2013 - 21h55

Iolando Lourenço
Repórter da Agência Brasil
 

Brasília – Os deputados que irão integrar as 21 comissões técnicas da Câmara deverão eleger na próxima quarta-feira (6) os presidentes e vices das respectivas comissões. Ato convocatório para a eleição foi assinado hoje (28) pelo presidente da Casa, deputado Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN). Dezesseis comissões deverão se reunir pela manhã para instalação e eleição da mesa diretora do colegiado. As cinco restantes serão instaladas na parte da tarde e, também, elegerão seus dirigentes.

Em outro ato da Mesa Diretora da Casa, Henrique Alves definiu o número de integrantes para cada comissão. A Comissão de Constituição e Justiça, considerada a mais importante, pois por ela passam todos os projetos em tramitação na Câmara, será composta de 66 deputados e presidida por um deputado do PT. A segunda comissão com maior número de integrantes é a de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural com 42 deputados e terá como presidente um representante do PR.

Também com 42 deputados está a Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática. Ela terá como presidente um parlamentar do PSDB. Composta de 36 deputados, a Comissão de Seguridade Social e Família terá na presidência um deputado do PT. As comissões de Relações Exteriores e de Defesa Nacional e de Finanças e Tributação terão, cada uma, 33 membros. A primeira será presidida por um petista e a segunda por um peemedebista.

Compostas de 32 deputados, as comissões de Educação e de Minas e Energia serão presididas pelo PMDB e pelo PP, respectivamente. A Comissão de Viação e Transporte será presidida por um parlamentar do DEM e terá na sua composição 30 deputados. Com 26 deputados, a Comissão de Trabalho, Administração e Serviço Público terá na presidência um deputado do PSD. As comissões de Defesa do Consumidor e de Turismo e Desporto terão cada uma 21 deputados e serão presididas pelo PSD e pelo PSB, respectivamente.

As comissões da Amazônia, Integração Nacional e Desenvolvimento Regional; de Cultura; de Fiscalização Financeira e Controle; e de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado terão 20 deputados cada uma. Elas serão presididas, respectivamente, pelo PP, PCdoB, PTB e PSDB.

As comissões de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio; de Desenvolvimento Urbano; de Direitos Humanos e Minorias; de Legislação Participativa; e de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável serão integradas por 18 deputados cada uma. Elas serão presididas por deputados do PDT, PMDB, PSC, PR e o bloco PV-PPS.

 

Edição: Aécio Amado

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. É necessário apenas dar crédito à Agência Brasil