Entenda os principais pontos sobre a renúncia do papa

27/02/2013 - 8h43

Renata Giraldi
Repórter da Agência Brasil

Brasília - A renúncia do papa Bento XVI, de 85 anos – que será oficializada amanhã (28) – provocou uma série de perguntas. As mais frequentes se referem ao futuro do papa, como ele se chamará, como vai se vestir e onde vai morar. Pelas indicações do próprio Bento XVI e entrevistas do porta-voz do Vaticano, Federico Lombardi, há respostas para essas questões. Joseph Ratzinger será chamado de papa emérito, vestirá roupas simples na cor branca e irá morar em um mosteiro, no Vaticano, ficando isolado do mundo em oração.

Veja abaixo as respostas das principais dúvidas:

Qual é o nome que Joseph Ratzinger adotará após o dia 28 de fevereiro de 2013?
Após a renúncia amanhã (28), ele vai receber o título de Sua Santidade Bento XVI, papa emérito, ou Sua Santidade Bento XVI, pontífice romano emérito. A decisão foi anunciada pelo porta-voz do Vaticano, padre Federico Lombardi.

Que roupas e sapatos Bento XVI passará a usar, depois de deixar o pontificado?
Ele usará vestes na cor branca: a túnica tradicional dos religiosos, mais simples e sem manto. Os sapatos vermelhos, usados pelos papas, serão substituídos por marrons.

O que ocorrerá com o anel usado pelo papa no dedo anular da mão direita?
Um dos símbolos do papa, o anel do pescador, será destruído. O anel do pescador é dado ao papa quando ele é coroado. O anel, de ouro, tem o nome do papa e, em alto relevo, o apóstolo Pedro pescando sobre uma barca. Quando o papa morre, o anel é retirado na presença do Colégio dos Cardeais e, em seguida, é quebrado, simbolizando o fim do pontificado.

Onde Joseph Ratzinger passará a morar, após a renúncia?
Ratzinger passará a viver, inicialmente, nos próximos dois meses, em Castel Gandolfo, que é a residência de verão dos papas. Em seguida, ele vai morar no Mosteiro Mater Ecclesia, na região do Vaticano.

O que ocorrerá com os documentos elaborados nos oito anos de Bento XVI como papa?
Alguns documentos, considerados pessoais, serão levados por ele para a nova residência. Outros irão para os arquivos do Vaticano. Não foram esclarecidos quais documentos serão remetidos aos arquivos do Vaticano.

Como será o futuro de Joseph Ratzinger após a renúncia?
Dias depois de anunciar a decisão de renunciar, ele disse que pretende “se retirar completamente da vida pública” e permanecerá  “escondido do mundo”, mas “em oração”. "Mesmo que eu esteja me retirando em oração, sempre estarei perto de todos vocês, mesmo que permaneça escondido do mundo", disse na ocasião.

Edição: Talita Cavalcante

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil