Conclave terá como secretário bispo que viveu no Brasil

27/02/2013 - 8h58

Renata Giraldi*
Repórter da Agência Brasil

Brasília - A reunião que definirá o nome do sucessor do papa Bento XVI, o conclave, será conduzida por um bispo que conhece bem o Brasil e viveu no país: o atual secretário da Congregação para Bispos, dom Lorenzo Baldisseri, de 72 anos, que foi núncio apostólico no Brasil entre 2002 e 2012.

Por ocupar o cargo de secretário do Colégio Cardinalício, Baldisseri assumirá a função de secretário do conclave. Pela Constituição Apostólica Universi Dominici Gregis, que determina como deve ser feita a eleição do novo papa, é o secretário do Colégio Cardinalício que desempenha as funções de secretário da Assembleia Eleitoral.

Nas Américas, além do Brasil, Baldisseri conhece bem o Paraguai, o Haiti, a Guatemala e El Salvador, onde viveu. Também teve experiências na África, pois morou em Moçambique e no Zimbábue.

O único brasileiro que ocupou a função de  secretário do Colégio Cardinalício foi o cardeal Lucas Moreira Neves (1979-1987), que morreu em 2002. Mas durante o seu mandato não foi feito nenhum conclave. Moreira Neves foi arcebispo metropolitano de Salvador, capital da Bahia, e primaz do Brasil, nomeado pelo papa João Paulo II.

Ainda não foi definida a data do início do conclave, cuja duração não é definida. A expectativa é que comece nos próximos dias, conforme sinalizou o Vaticano sobre a antecipação da reunião. Durante o conclave, estarão aptos a votar 115 cardeais, inclusive cinco brasileiros.

Os eleitores são mantidos isolados, sem contato externo. Há toda uma supervisão e um esquema de segurança para que isso ocorra. Os cardeais que votam são aqueles com menos de 80 anos.

*Com informações da rádio do Vaticano

Edição: Talita Cavalcante

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil