Eleição que definirá primeiro-ministro na Itália termina hoje

25/02/2013 - 8h30

Renata Giraldi*
Repórter da Agência Brasil

Brasília - As eleições legislativas na Itália terminam hoje (25) às 15h (11h de Brasília). A partir das eleições legislativas será definido o novo primeiro-ministro do país. O primeiro-ministro terá a responsabilidade de conduzir a Itália na tentativa de superar os efeitos da crise econômica internacional.

No segundo dia de votações, a expectativa é que 50 milhões de eleitores compareçam até o fechamento das urnas. As votações começaram ontem (24), registrando o comparecimento de 55,17% dos eleitores, índice menor do que o das eleições legislativas de 2008. Os eleitores escolherão 630 representantes na Câmara dos Deputados e 315 integrantes do Senado. Para uma das quatro cadeiras destinadas a candidatos no exterior, há uma brasileira concorrendo.

Na disputa pelo cargo de primeiro-ministro o líder do Partido Democrata (PD), Pier Luigi Bersani, é o considerado o favorito. Em segundo lugar, estão o ex-primeiro-ministro Silvio Berlusconi – que concorre pelo Partido Povo pela Liberdade – e Mario Monti, atual primeiro-ministro, que defende a coligação Eleição Cívica formada pela União dos Democratas Cristãos e Futuro e Liberdade.

A brasileira Renata Bueno (PPS-PR) concorre ao Parlamento italiano com o apoio da  Frente Ambientalista da Câmara dos Deputados. Pela legislação italiana, há quatro cadeiras destinadas a candidatos do exterior para deputado e duas para senador. Na Itália, os eleitores residentes no Brasil e nos demais países da América do Sul também podem votar, por meio dos Correios. Cidadãos italianos que moram na América do Sul ou pessoas com dupla cidadania tiveram até o último dia 21 para votar.  

*Com informações da agência pública de notícias de Portugal, Lusa.

Edição: Talita Cavalcante//Matéria atualizada às 8h15.