A dois meses das eleições no Paraguai, autoridades se reúnem com representantes da OEA

25/02/2013 - 9h30

Renata Giraldi*
Repórter da Agência Brasil

Brasília – A menos de dois meses das eleições presidenciais no Paraguai, o presidente da Justiça Eleitoral do país, Alberto Ramírez Zambonini, faz hoje (25) uma reunião com integrantes da Corte e representantes da Organização dos Estados Americanos (OEA). A organização enviará observadores para as eleições no país, marcadas para o dia 21 de abril.

O Paraguai está suspenso do Mercosul e da União de Nações Sul-Americanas (Unasul) até as eleições. Há oito meses, o país foi suspenso dos dois blocos porque os presidentes sul-americanos entenderam que houve o rompimento da ordem democrática no país em decorrência da forma como foi conduzido o processo de impeachment do então presidente Fernando Lugo, em junho de 2012.

Amanhã (26) haverá um debate entre os presidenciáveis sobre a luta contra a pobreza. Os principais candidatos à Presidência do Paraguai são Efraín Alegre (PLRA), Horácio Cortes (ANR), Mario Ferreiro (Avança País), Miguel Carrizosa (Pátria Querida) e Aníbal Carrillo (Frente Guasú). A Frente Guasú é a coligação que conta com o apoio de Lugo.

Desde o impeachment de Lugo, o governo do Paraguai está sob o comando de Federico Franco, que era o vice-presidente da gestão anterior.

*Com informações da agência pública de notícias do Paraguai, Ipparaguay // Edição: Juliana Andrade