Cuba viverá nova etapa de mudanças políticas, indica jornal oficial Granma

25/02/2013 - 17h44

Renata Giraldi
Repórter da Agência Brasil

Brasília – O novo mandato, de cinco anos, do atual presidente de Cuba, Raúl Castro, de 81 anos, confirmado ontem (24), deverá ser dedicado à execução de reformas no país, inclusive com mudanças no comando político cubano, segundo indicações do jornal oficial Granma. Em reportagem, publicada hoje (25), o jornal informa que a iniciativa conta com o apoio do Comitê Central do Partido Comunista Cubano (PCC).

Raúl Castro acumula a Presidência da República e a primeira-secretaria do partido, em substituição ao irmão Fidel Castro, que renunciou ao cargo em decorrência de problemas de saúde, em 2008. Ontem, Fidel, que é deputado federal, participou da sessão na qual o irmão foi confirmado para mais um mandato presidencial.

O Conselho de Estado reelegeu Raúl Castro como presidente e designou Miguel Díaz-Canel, de 52 anos, como primeiro vice-presidente, no lugar de José Ramón Machado, de 82 anos. Para alguns analistas políticos, a nomeação de Díaz-Canel é uma sinalização do início das mudanças políticas em Cuba.

O novo presidente da Assembleia Nacional é Esteban Lazo Hernández, de 68 anos, que tem como vice-presidenta Ana María Mari Machado e secretária Miriam Brito Sarroca.

“É uma decisão de importância histórica especial [o conjunto de nomeações divulgado ontem] porque representa um passo decisivo na formação da futura direção do país por meio da transferência gradual e ordenada para a nova geração”, diz o texto do jornal Granma, informando estar reproduzindo o pensamento de Raúl Castro.

A reportagem completa do jornal oficial de Cuba pode ser lida no endereço http://www.granma.cu/espanol/cuba/25-febrero-trascendencia.html

 

Edição Beto Coura

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil.