Ministério assegura que laboratório agropecuário do Rio volta a funcionar neste semestre

24/02/2013 - 16h25

Alana Gandra
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro - O coordenador-geral de Apoio Laboratorial do Ministério da Agricultura (Mapa), Ernesto do Nascimento Viegas, informou à Agência Brasil que o Laboratório Nacional Agropecuário do Rio de Janeiro (Lanagro Rio) deverá retornar à atividade ainda neste primeiro semestre.

As instalações do complexo de laboratórios funcionavam junto ao Estádio do Maracanã, na zona norte da cidade. A mudança do complexo para a zona portuária foi feita para dar lugar às obras para a Copa do Mundo de Futebol de 2014. Em consequência, o prédio que pertencia à Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), onde funcionavam os laboratórios, foi vendido para o governo fluminense. “Tivemos que retirar o laboratório daquelas instalações para viabilizar as obras da Copa do Mundo”, disse Viegas.

A expectativa é que a primeira unidade do Lanagro Rio volte a funcionar dentro de 90 dias, informou Viegas. “Temos um quadro de pessoal bom. O laboratório já está em processo de reinstalação”, assegurou o coordenador. Viegas informou que nem todas as unidades laboratoriais vão voltar a operar de imediato no novo prédio. O coordenador disse que seria irreparável para o estado perder o complexo de laboratórios. Ele acrescentou que, no caso do Rio de Janeiro, os laboratórios são importantes para apoiar o comércio exterior por causa da proximidade do porto e do aeroporto internacional.

O complexo de laboratórios deverá reabrir, em um primeiro momento, as unidades de análise de bebidas e vinagres, produtos de origem animal e de água usada na indústria. A previsão é que, posteriormente, também deverão voltar a funcionar a unidade de análise físico-química de alimentos para animais e a de classificação vegetal.

O coordenador de Apoio Laboratorial do Ministério da Agricultura garantiu que não existe perigo de deterioração dos equipamentos laboratoriais até sua instalação no novo endereço. “Foi tudo muito bem acondicionado”. Os aparelhos mais sensíveis, como os cromatógrafos (aparelhos que permitem analisar diversos compostos em uma amostra), foram transportados por empresa especializada. O complexo laboratorial do Rio é parte do Laboratório Nacional Agropecuários de Minas Gerais (Lamagro-MG).

Não haverá também nenhum problema em relação aos profissionais que trabalhavam nas unidades. Enquanto as novas instalações não estiverem operando, os membros da equipe do Lanagro Rio, formada por 40 pessoas, das quais 17 de nível superior - médicos veterinários, farmacêuticos, engenheiros químicos e agrônomos – desempenharão outras atividades inerentes à rede de laboratórios. “Estão envolvidos em trabalhos de fiscalização e auditoria e outras ações relacionadas”, informou Viegas.

 

Edição: José Romildo

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil.