Número de foliões aumentou no carnaval de rua do Rio este ano

18/02/2013 - 23h12

Da Agência Brasil

 

Rio de Janeiro – O carnaval de rua da capital fluminense movimentou este ano mais de 5,3 milhões de foliões, de acordo com balanço divulgado hoje (18) pela prefeitura carioca. O resultado significou um aumento de 0,19% em relação à festa do ano passado. Do dia 19 de janeiro até o dia 20 de fevereiro, 1, 212 milhão de visitantes estiveram na cidade, gerando uma renda de cerca de R$ 848 milhões.

A concessionária Píer Mauá bateu o recorde internacional de atracações simultâneas, com a chegada de oito navios no dia 10 de fevereiro, movimentando em média de 40 mil turistas. Entre o sábado e a terça-feira, 70 mil turistas movimentaram o terminal e deixaram na economia carioca U$ 21 milhões.

O secretário de Turismo, Antônio Pedro Figueira de Mello, disse que uma mudança comportamental dos foliões causou problemas de locomoção, principalmente na zona sul da cidade. “Após o termino do desfile, os blocos fizeram sua passagem, mas as pessoas não. Nós precisamos rever isso. Temos um novo desafio, já que a permanência das pessoas nas ruas gera mais lixo. A rua é do povo, tem que ser tomada por ele, mas temos que pensar como causar o mínimo de transtorno possível para os moradores”.

O carnaval carioca, de acordo com o balanço da prefeitura, produziu 1.120 toneladas de lixo, 12% a mais que em 2012. A Companhia Estadual de Limpeza Urbana (Comlurb) disponibilizou 1.490 trabalhadores por dia em toda a cidade.

 

Edição: Aécio Amado

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. É necessário apenas dar crédito à Agência Brasil