Ajuda humanitária da Cruz Vermelha à Colômbia continuará, diz presidente da entidade

14/02/2013 - 21h51

Leandra Felipe
Correspondente da EBC

Bogotá -  O presidente do Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV), Peter Maurer, disse hoje (14), que a ajuda humanitária à Colômbia continuará enquanto houver necessidade. Maurer concedeu entrevista coletiva ao encerrar hoje (14)  uma viagem de quatro dias à Colômbia. Foi a primeira vez que o atual presidente do CICV visitou um país latino-americano.

A Colômbia é o país do continente que mais recebe ajuda humanitária do CICV devido a seu prolongado conflito armado. Maurer reuniu-se com o presidente colombiano Juan Manuel Santos e com vários ministros do governo colombiano. Ele também visitou o departamento de Putomayo, no Sudoeste do país,  para conhecer as consequências da violência armada.

“Causou-me preocupação ver que, longe das grandes cidades, há outra Colômbia, onde a população está privada de serviços básicos para satisfazer suas necessidades e de oportunidades econômicas”, disse. “As histórias de pessoas deslocadas pelo conflito interno me comoveram profundamente”.

Maurer disse que o comitê tem uma boa relação com o governo colombiano assim como com as outras partes do conflito armado. “Para nós é plenamente possível fazer o trabalho humanitário aqui, porque nossa instituição pode chegar até as pessoas necessitadas e desempenhar seu papel de forma neutra e imparcial”, disse.

Edição: Fábio Massalli

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil