Acordo entre Irã e Agência Internacional de Energia Atômica fracassa mais uma vez

14/02/2013 - 9h41

Renata Giraldi*
Repórter da Agência Brasil

Brasília – Fracassou mais uma tentativa de acordo entre a Agência Internacional de Energia Atômica (Aiea) e o governo do Irã. O relator da Comissão de Segurança Nacional e Política Externa do Majlis do Irã (Parlamento), Hossein Naghavi Hosseini, disse que as autoridades do país não se comprometeram com os termos propostos pela Aiea. Os especialistas passaram o dia reunidos ontem (13) em Teerã, capital iraniana.

Os especialistas da Aiea reclamaram de não ter acesso às instalações nucleares no Irã. O programa nuclear iraniano é alvo de suspeitas por parte da comunidade internacional, que desconfia da fabricação de armas nucleares no país. Porém, as autoridades iranianas negam irregularidades.

Apesar do fracasso de mais uma etapa de negociações, o deputado Hosseini se disse confiante na possibilidade de buscar um consenso entre as partes, em uma nova fase de negociações. Foi a oitava rodada de negociações entre o Irã e a Aiea.

Em discurso, na província de Bushehr, o presidente do Irã, Mahmoud Ahmadinejad, disse que os que “poderiam forçar os iranianos a ceder às suas exigências não viverão o suficiente para ver seu desejo concretizado". Segundo Ahmadinejad, o desafio dos iranianos é enfrentar a pressão exercida por “grandes potências”.

Como o programa nuclear iraniano levanta suspeitas de parte da comunidade internacional, o Irã é submetido a uma série de sanções econômicas, comerciais, financeiras e militares. As medidas atingem, principalmente, as negociações com vários países.
 
*Com informações da agência pública de notícias do Irã, Irna // Edição: Juliana Andrade