Obama pede ao Irã que firme acordo diplomático para encerrar impasse sobre programa nuclear

13/02/2013 - 9h10

Renata Giraldi*
Repórter da Agência Brasil

Brasília – O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, apelou para que o governo do Irã faça um acordo diplomático para encerrar a polêmica causada pelo programa nuclear desenvolvido pelo país. "É chegada a hora de [encontrar] uma solução diplomática, porque uma coligação está unida para exigir que eles [iranianos] cumpram suas obrigações", ressaltou Obama.

O presidente norte-americano disse também que está disposto a negociar com o governo da Rússia uma redução adicional do arsenal nuclear de ambos os países. "Vamos envolver a Rússia para procurar reduções adicionais nos nossos arsenais nucleares e continuar a liderar o esforço global para evitar que materiais nucleares caiam nas mãos erradas", disse.

O chamado P5+1 ( Rússia, China, França, Reino Unido, França, Estados Unidos e Alemanha) retomaram as negociações com o Irã. A ideia é buscar um acordo sobre o impasse que envolve o programa. O programa nuclear iraniano é alvo de suspeitas de parte da comunidade internacional porque há denúncias de produção de armas.

As autoridades iranianas negam as irregularidades e dizem que o programa tem fins pacíficos. A última rodada das negociações ocorreu em junho de 2012. Em janeiro, o secretário do Conselho Supremo de Segurança Nacional do Irã, Saeed Jalili, elogiou a retomada das reuniões com o P5+1.

De acordo com o iraniano, o Irã é signatário do Tratado de Não Proliferação Nuclear e membro da Agência Internacional de Energia Atômica (Aiea) e, portanto, tem o direito de desenvolver e adquirir tecnologia nuclear para fins pacíficos.

*Com informações da agência pública de notícias de Portugal, Lusa.

Edição: Talita Cavalcante