AfroReggae e Sargento Pimenta são os destaques hoje nos blocos de rua do Rio

11/02/2013 - 12h35

Akemi Nitahara
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro - O carnaval de rua carioca segue com toda a força hoje (11). Logo de manhã, o bloco do AfroReggae lotou a orla de Ipanema, na zona sul. Com expectativa de público de 400 mil pessoas, o bloco saiu do Posto 9 às 10h e só chega ao Posto 8 às 14h. Um dos coordenadores do bloco, Fernando Medeiros, conta que o tema de 2013 são os super-heróis.

“O AfroReggae sempre busca fazer uma inovação a cada ano, e aqui a gente está falando dos super-heróis do Rio, da transformação que o Rio está vivendo hoje em dia. São os super-heróis da paz, os super-heróis do bem, que vêm trazendo para toda comunidade, para toda a população do Rio de Janeiro, inovações tecnológicas, bem-estar, carregando sua bandeira no peito.”

O bloco conta com 50 percussionistas, 30 artistas circenses e 40 dançarinos, que ensaiaram durante quatro meses para sair no carnaval com repertório variado. Todos os ritmistas são alunos das oficinas do AfroReggae, que ocorrem nas comunidades de Vigário Geral, da Parada de Lucas, do Complexo do Alemão, da Vila Cruzeiro, do Jardim Nova Era e do Cantagalo. De acordo com Medeiros, a organização vai abrir um escritório em São Paulo para começar o trabalho social.

O coordenador explica que esta é a primeira vez que o AfroReggae sai na parte da manhã, mas nem por isso vem menos animado. “A mudança foi feita pelo governo, para ajustar os horários. Como a quantidade de blocos aumenta muito a cada ano, eles estão fazendo um bom trabalho e organizando a estrutura do carnaval.”

A foliã Michele Silva da Anunciação, técnica em enfermagem, vestiu-se de joaninha com o grupo de sete amigos para curtir o carnaval. O grupo, que mora em Jacarepaguá, zona oeste, aprova os blocos matutinos. “O AfroReggae é muita agitação, curtição, brincadeira. [Quero] tirar bastante foto. De manhã é bom porque a gente já acorda e vem pro bloco, à tarde a gente já tá mais cansado, e de manhã também fica um horário bom para voltar para casa.”

Outro destaque no carnaval de rua hoje é o bloco Sargento Pimenta, criado há dois anos para levar os Beatles para a folia. Para o desfile das 16h, no Aterro do Flamengo, o diretor do bloco Leonardo Stul explica que o repertório foi ampliado. “Em 2013, o nosso enredo fala, de forma carnavalesca, como foi a nossa ida a Londres durante os Jogos Olímpicos. Além disso, estamos estreando nosso novo repertório.”

No ano passado, o Sargento Pimenta atraiu 60 mil pessoas. Também desfilam hoje o Dinossauros Nacionais, até as 15h, no Largo de São Francisco de Paula; o Bloco Cru, às 18h, na Praça XV; e o Aconteceu, às 17h em Santa Teresa, todos no centro. Na zona sul, tem Afoxé Raízes Africanas, às 16h, e Banda Sá Ferreira, às 18h, em Copacabana; Volta Alice, até as 13h, em Laranjeiras; e Estica do Flamengo, às 19h, na Praça Sandro Moreira.

Edição: Talita Cavalcante

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil