Extremistas e exército voltam a se enfrentar no Mali

10/02/2013 - 14h19

Da Lusa

 

Brasília - Rebeldes islâmicos e soldados do Mali, na África, voltaram a se confrontar em Gao, a maior cidade do Norte do país. No último dia 26, Gao foi retomada pelos militares franceses e malianos que conseguiram expulsar os grupos extremistas da província.

A troca de tiros entre soldados e islamitas ocorreu no centro da cidade, um dia depois do atentado suicida que ocorreu na estrada ao norte de Gao. Nenhum militar foi ferido durante o ataque, mas a estrada que leva ao Norte do país, entre Bourem e Kidal, continua fechada.

Três minas terrestres foram descobertas na região e, segundo fontes do governo francês, serão detonadas em explosões controladas.

O primeiro atentado foi reivindicado pelo Movimento para a Unidade e Jihad na África Ocidental (Mujao), um dos grupos armados que ocupavam o Norte do Mali há meses, desde o golpe de Estado em março de 2012. Apenas um soldado ficou ferido.

A França decidiu intervir militarmente no Mali no dia 11 de janeiro, para reforçar o combate aos grupos islamitas armados do Norte do país, impedindo o avanço dos extremistas para a capital e impedindo o avanço para a capital Bamako.