Carnaval Limpo promovido pelo Sebastiana já recolheu mais de 2 toneladas de lixo nos primeiros desfiles de blocos da cidade

10/02/2013 - 16h21

Nielmar de Oliveira
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro - Desde o início dos desfiles pré-carnavalescos, a Associação Independente dos Blocos de Carnaval de Rua da Zona Sul, Santa Tereza e Centro da Cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro (Sebastiana) já recolheu, nos desfiles dos 12 blocos a ela associados, 2.220 kg de material reciclável.

O resultado parcial faz parte da ação Carnaval Limpo, realizada pela Sebastiana pelo quarto ano consecutivo, reunindo blocos como o Imprensa que eu Gamo, Simpatia é Quase Amor, Ansiedade, Gigantes da Lira, Suvaco do Cristo e Escravos da Mauá.

O Carnaval Limpo é ação idealizada pela organização não governamental (ONG) Doe Seu Lixo: a organização recolheu durante a apresentação dos blocos nas ruas da cidade latas de alumínio, garrafas pet, papel e vidro.

Ao todo, mais de 200 catadores selecionados e capacitados estão atuando na coleta durante a passagem dos 12 blocos da Associação. No total, haverá 14 desfiles (Simpatia e Carmelitas fazem dois desfiles).  

Neste Carnaval, o Sebastiana passou a contar com uma estrutura ainda maior. Haverá 200 profissionais treinados pela ONG Doe Seu Lixo, entre coletores, equipes de triagem, motoristas, líderes de operação, coordenadores e gerência operacional. Entre as novidades, há carrinhos para carregar as bolsas de coleta durante os trajetos dos blocos, o que vai facilitar a movimentação dos catadores entre os foliões.

Pela primeira vez também estão sendo usadas as “bombonas”, um tipo de latão próprio para armazenamento de vidro, minimizando os riscos de acidentes durante a coleta e transporte do material. Os catadores, ou agentes de coleta, também receberam uniformes com camisa, bermuda, luva e boné.

Segundo informações da presidente da Sebastiana, Rita Fernandes, todo o resíduo coletado durante a passagem dos blocos é levado por caminhões para as tendas montadas nas concentrações dos blocos, local da pré-triagem. Em seguida, o material é transportado por caminhões fechados munidos de sistema de rastreamento (GPS) para a Usina de Triagem e Reciclagem (UTR-RJ) do Instituto Doe Seu Lixo, no bairro do Santo Cristo, de onde passará a ser comercializado. Além da geração de renda com a comercialização, os agentes de coleta também receberão diárias remuneradas, auxílio alimentação e transporte.

Fernandes destacou, ainda, que este ano o Carnaval Limpo passou a elaborar relatórios parciais por blocos, relatórios finais de volume e relatórios de impacto ambiental mitigados com a coleta e destinação adequada dos resíduos, permitindo contabilizar os benefícios ambientais da ação, além de quantificar a neutralização de CO2 durante o processo. A metodologia para geração desses relatórios foi desenvolvida pelo Instituto Doe Seu Lixo em parceria com a COPPE/UFRJ.

No entendimento da presidenta da associação, o Carnaval Limpo, além de evitar a sujeira nas ruas da cidade, constitui-se em oportunidade de mobilizar setores da sociedade, não só durante o período do Carnaval, para o tema reciclagem e coleta seletiva. "Entendemos que é responsabilidade dos blocos ajudar a limpeza das ruas depois dos seus desfiles. Queremos fazer a nossa parte, dando maior auxílio a órgãos como a Comlurb e também conscientizando os foliões. É uma grande oportunidade de ajudarmos a criar o hábito da reciclagem e despertar a consciência da cidade sobre o lixo produzido nos grandes eventos”, disse Fernandes.

Este é o quarto ano consecutivo que a Sebastiana realiza a ação de coleta de material reciclável em seus 12 blocos. No Carnaval do ano passado, os 12 blocos da Sebastiana levaram, juntos, cerca de 400 mil foliões às ruas do Rio de Janeiro.

Compõem a Sebastiana os seguintes blocos: Bloco da Ansiedade (Laranjeiras), Bloco do Barbas (Botafogo), Bloco das Carmelitas (Santa Teresa), Bloco de Segunda (Botafogo), Bloco Virtual (Lagoa), Escravos da Mauá (Centro), Gigantes da Lira (Laranjeiras), Imprensa que eu Gamo (Laranjeiras), Meu Bem,Volto Já! (Leme), Que Merda é Essa? (Ipanema), Simpatia é Quase Amor (Ipanema) e Suvaco do Cristo (Jardim Botânico). Em 2012, o projeto Carnaval Limpo resultou na coleta de cerca de oito toneladas de resíduos recolhidos dos 14 desfiles.

Edição: José Romildo

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil