Estoque de sangue com RH negativo do Hospital São Paulo está zerado e instituição solicita doação

07/02/2013 - 17h53

Elaine Patricia Cruz
Repórter da Agência Brasil

São Paulo – O Hemocentro do Hospital São Paulo (HSP-Unifesp) está precisando urgentemente de sangue. Segundo o hemocentro, os estoques de sangue do hospital estão com níveis baixos para todos os tipos sanguíneos e os estoques de RH negativo dos tipos A, B, AB e O estão zerados.

O hemocentro, que também abastece os bancos de sangue de outros hospitais da região, pede para que a população doe sangue e ajude a repor os estoques no carnaval. Para doar sangue, basta levar um documento oficial de identidade com foto; ter entre 18 e 67 anos de idade; pesar mais de 50 quilos; ter dormido pelo menos seis horas; não estar em jejum, mas evitando ingerir alimentos gordurosos três horas antes da doação; não ter consumido bebida alcoólica nas últimas 12 horas; não se ter exposto a situações de risco para doenças transmissíveis por sangue e não ter alteração clínica ou laboratorial para hepatites, Aids ou doença de Chagas.

A Fundação Pró-Sangue, que abastece os bancos de sangue de mais de 110 institutos de saúde da região metropolitana de São Paulo, informou à Agência Brasil que há uma reserva adequada de sangue neste momento, mas que é sempre preciso manter essa regularidade, principalmente durante o carnaval e feriados prolongados, quando pode haver grande procura devido a acidentes de trânsito. Segundo a fundação, é importante que a população sempre doe sangue para manter os estoques em quantidade suficiente.

Edição: Fábio Massalli

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil