Brasil faz acordos de cooperação com a Jordânia, o Cazaquistão, o Uzbequistão e Israel

07/02/2013 - 9h17

Renata Giraldi
Repórter da Agência Brasil

Brasília - O governo do Brasil firmou quatro acordos de cooperação, em diversas áreas, com a Jordânia (Oriente Médio), o Cazaquistão (Ásia Central), o Uzbequistão (Ásia Central) e Israel (Oriente Médio). Os decretos estão publicados na edição de hoje (7) do Diário Oficial da União.

Com a Jordânia e o Cazaquistão, o Brasil firmou acordos de cooperação econômica e comercial. A economia da Jordânia é baseada na exploração de fosfatos, potássio, do turismo, da comercialização de fertilizante e serviços. Nos últimos anos, o governo da Jordânia investe no gás natural para suprir internamente pelo menos parte de suas necessidades de energia.

A economia do Cazaquistão está concentrada nas exportações de petróleo e na produção de urânio. Pelo acordo, o Congresso Nacional pode promover ajustes em ambos os acordos de cooperação econômica e comercial, caso observe ações que não colaborem para a economia brasileira.

No caso do Uzbequistão, o Brasil fez um acordo para a cooperação cultural. O Uzbequistão é um país que pertencia à antiga União das Repúblicas Socialistas Soviéticas e obteve sua independência nos anos de 1990. No país, há construções históricas.

Com Israel, o governo brasileiro fez acordo para o turismo. Região considerada sagrada pelos cristãos, muçulmanos e judeus, Israel é visitado por turistas interessados em conhecer de perto a história de Jesus Cristo e dos primeiros cristãos. 

Edição: Talita Cavalcante