Militares franceses devem deixar o Mali em março, diz ministro da Defesa da França

06/02/2013 - 7h58

Renata Giraldi*
Repórter da Agência Brasil

Brasília - O ministro das Relações Exteriores da França, Laurent Fabius, disse hoje (6) que os militares franceses devem deixar o Mali (na África) a partir de março. Mas, segundo ele, a retirada dos militares só ocorrerá se for controlada a situação de tensão no país, como pretendem as autoridades francesas. Fabius reiterou ainda que o governo da França não tem intenções de permanecer no país africano por “muito tempo”.

O ministro ressaltou também que a ação militar é “apenas um dos aspetos” da Operação Cerval.  “Acho que, a partir de março, se tudo correr como previsto, o número de tropas francesas deve diminuir”, disse Fabius. Pelos dados do Ministério da Defesa da França, estão no Mali cerca de 4 mil militares franceses que atuam ao lado de 3,8 mil soldados de vários países africanos.

O Mali, na África, faz fronteira com oito países e está entre os mais pobres da região. Dos cerca de 12 milhões de habitantes, mais de 50% vivem abaixo da linha da pobreza. Incertezas políticas e histórico de golpes de Estado fazem parte do cotidiano do Mali. Nos últimos anos, a instabilidade aumentou com a ação de grupos extremistas islâmicos que tentam combater o governo do país. No próximo dia 29, a União Africana (que reúne 52 nações) debate a crise no Mali.

Os grupos extremistas islâmicos, que representam três comandos distintos, ocupam o Norte do Mali, enquanto o governo tem o controle do Sul do país. A população se queixa da insegurança e das pressões dos extremistas que aplicam a sharia (preceitos islâmicos no cotidiano).

Os grupos extremistas que atuam o Norte do Mali são Al Qaeda do Magrebe Islâmico (Aqmi), Ansar Dine Movimento para a Unidade e Jihad no Oeste Africano (Mujao). Em decorrência dos confrontos entre os extremistas e as forças do governo, o número de refugiados aumenta diariamente, segundo o Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (Acnur).

*Com informações da agência pública de notícias de Portugal, Lusa.

Edição: Talita Cavalcante