Tráfico de drogas diminuiu nas proximidades das escolas do DF, diz governo

05/02/2013 - 22h13

Mariana Tokarnia
Repórter da Agência Brasil

Brasília - O governo do Distrito Federal diz que o tráfico de drogas nas proximidades das escolas diminuiu no ano passado em relação a 2011 e que por meio de ações intersetoriais que envolvem as secretarias de Educação, de Segurança Pública, de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania e de Saúde, além de outros setores, realiza ações de combate e de prevenção do uso de entorpecentes.

Um levantamento do QEdu: Aprendizado em Foco, uma parceria entre a Meritt e a Fundação Lemann, organização sem fins lucrativos voltada para a educação, mostrou que o Distrito Federal é a unidade federativa com maior incidência de tráfico nas proximidades das escolas públicas.

O levantamento se baseou nas respostas dos questionários socioeconômicos da Prova Brasil 2011, aplicada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). No DF, 53,2% dos professores responderam afirmativamente a questão sobre tráfico nas proximidades das escolas.

De acordo com a Secretaria de Segurança Pública do DF, a Polícia Militar tem um grupo especializado em segurança escolar, o Batalhão de Policiamento Escolar, responsável pela segurança no perímetro dos centros de ensino. No formato atual, o batalhão existe desde 2010 e, segundo a secretaria, ajudou no combate ao tráfico, que de 2011 para 2012 teve uma redução de 8%, passando de 159 para 146 ocorrências na  PM, dentro do perímetro de 100 metros das escolas públicas. Nas particulares, a redução foi 9%, passando de 102 para 93 ocorrências.

O uso de entorpecentes, no entanto, aumentou tanto nos centros de ensino públicos quanto nos particulares. Nos públicos, houve um aumento de 12%, com as ocorrências passando de 363 em 2011 para 407 em 2012. Nos particulares, o aumento proporcional foi maior, passou de 221 para 254, registrando uma variação de 15%.

Para combater o uso de drogas, a Secretaria de Educação do DF atua por meio da elaboração de normas legais que protegem as áreas e os estudantes mais vulneráveis e por meio da conscientização nas escolas, tanto dos professores quanto dos estudantes. Para isso, a secretaria trabalha em parceria com o governo federal. Em 2012, 1.744 professores participaram das formações.

Edição: Fábio Massalli

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil