Júlio Delgado diz que é hora de vencer as práticas que envergonham o Parlamento

04/02/2013 - 13h23

Karine Melo
Repórter da Agência Brasil

Brasília - O deputado Júlio Delgado (PSB-MG), candidato à presidência da Câmara dos Deputados, disse hoje (4) no plenário da Casa que chegou a hora de mudar e “vencer as práticas políticas que envergonham o Parlamento brasileiro”.

Delgado criticou propostas feitas pelo oponente Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), como a de aprovar um Orçamento impositivo, pois, segundo ele, esse assunto já foi discutido na Casa e não se concretizou. Para o deputado mineiro, o mais factível é o contingenciamento parcial do Orçamento, de uma forma que todos os recursos das emendas parlamentares não sejam atingidos.

Pelo Orçamento impositivo o Executivo é obrigado a cumprir todas as determinações aprovadas pelo Congresso na Lei Orçamentária Anual. Parlamentares reclamam que aprovam, por exemplo, a destinação de emendas para obras em seus estados, mas esses recursos acabam não sendo liberados pelo governo federal.

Júlio Delgado disse ainda que o Legislativo está acuado. “O Legislativo vê que a sua estatura em relação ao Executivo e ao Judiciário está aquém do que desejamos ou do que merece o povo brasileiro”, ressaltou.

O candidato do PSB defendeu que o Parlamento tenha compromisso com uma pauta positiva – que estabeleça marcos regulatórios, esteja voltada para a área energética e para o interesse dos municípios. “Nós, representantes do povo brasileiro, não podemos sentar ali ou estarmos aqui de costas para o que pensa e o que quer a sociedade.”

Além de Júlio Delgado e Henrique Eduardo Alves, Rose de Freitas (PMDB-ES) e Chico Alencar (PSOL-RJ) também estão na disputa pelo comando da Câmara dos Deputados no biênio 2013-2014.

Edição: Talita Cavalcante

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil.