Grupo turco de extrema esquerda reivindica autoria de atentado contra embaixada norte-americana

02/02/2013 - 15h53

Da BBC Brasil

Brasília - O grupo turco de extrema esquerda Partido da Frente Revolucionária Popular (DHKP-C) reivindicou a autoria do atentado suicida contra a Embaixada dos Estados Unidos em Ancara, capital da Turquia, nessa sexta-feira (1º). O grupo disse ter realizado o "ato de autossacrifício" contra a representação dos Estados Unidos, a quem acusou de "assassino de povos de todo o mundo".

Durante o ataque, o homem-bomba e um guarda foram mortos em uma entrada lateral do complexo, fortemente vigiado. O governo dos Estados Unidos aconselhou seus cidadãos a não visitar representações diplomáticas na Turquia até aviso em contrário.

"Nosso guerreiro Alisan Santi realizou o ato de autossacrifício no dia 1º de fevereiro de 2013, ao entrar, em Ancara, na Embaixada dos Estados Unidos, assassino de povos de todo o mundo", disse o partido em um comunicado.

O grupo foi formado em 1978 e é dissidência de uma organização marxista. Seu objetivo é instalar um governo de orientação marxista na Turquia. O governo atribui ao DHK-P uma série de ataques nos últimos anos, que mataram dezenas de policiais e soldados. O grupo teria adotado táticas semelhantes às da rede Al Qaeda.